Transparência e Ouvidoria

Dentre as atribuições da CGM estão a Coordenação e Supervisão dos sistemas de transparência e ouvidoria, que oferecem ao cidadão mecanismos de controle social.

Estão disponíveis aos cidadãos as seguintes ferramentas:

Portal da Transparência

O principal objetivo do portal da transparência é ser uma ferramenta que permita ao cidadão conhecer, questionar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. Atualmente o Portal da Transparência de Curitiba possui Selo Prata na avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), realizado pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil).

 

Serviço de Acesso à Informação (LAI)

O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, solicite informações públicas produzidas ou custodiadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal de Curitiba. As informações devem ser de interesse público e não podem estar resguardadas por sigilo legal.

Curitiba-Ouve

Ferramenta disponível para que o cidadão interessado registre protocolos de reclamações, sugestões, elogios e denúncias feitas aos canais institucionais do município.

Fale com CGM

Endereço eletrônico disponível para cidadãos interessados em buscar contato direto com a Controladoria-Geral do Município de Curitiba: falecomcgm@curitiba.pr.gov.br