Transparência e Ouvidoria

Dentre as atribuições da CGM estão a Coordenação e Supervisão dos sistemas de transparência e ouvidoria, que oferecem ao cidadão mecanismos de controle social.

Estão disponíveis aos cidadãos as seguintes ferramentas:

Portal da Transparência

O principal objetivo do portal da transparência é ser uma ferramenta que permita ao cidadão conhecer, questionar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. Em 2025 o Portal da Transparência de Curitiba obteve o Selo Ouro na avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), realizado pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil)

 

Serviço de Acesso à Informação (LAI)

O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, solicite informações públicas produzidas ou custodiadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal de Curitiba. As informações devem ser de interesse público e não podem estar resguardadas por sigilo legal.

Curitiba-Ouve

Ferramenta disponível para que o cidadão interessado registre protocolos de reclamações, sugestões, elogios e denúncias feitas aos canais institucionais do município.

Fale com CGM

Endereço eletrônico disponível para cidadãos interessados em buscar contato direto com a Controladoria-Geral do Município de Curitiba: falecomcgm@curitiba.pr.gov.br